15/11
2012

Terapia através da luz
por Priscila Prado

Atualmente com o aumento da expectativa de vida há uma grande preocupação em retardar o envelhecimento, por isso o profissional de estética busca recursos dia-a-dia para melhorar a eficácia de seus tratamentos. A luz vem sendo utilizada desde 1400 quando os Hindus associavam plantas medicinais e luz solar no tratamento de vitiligo. A partir de 1903 o uso da radiação ultra violeta começou a ser estudada no tratamento das dermatoses.

Recebemos aqui no Salão Carlos e Cleusa o laser Elite da DMC, é um laser de baixa potência que atua estimulando o metabolismo celular sem causar lesões ou efeitos de queimadura na pele e a aplicação é extremamente agradável.

Este laser foi desenvolvido para profissionais da saúde e estética utilizarem em seus consultórios com extrema segurança e possui quatro tipos de luz:

Luz led azul: pode ser utilizada no tratamento de acne, pois tem função altamente bactericida, eliminando algumas bactérias que causam acne; promove intensa hidratação da pele e também auxilia no clareamento de manchas mais superficiais e olheiras.

Luz led âmbar: utilizada no tratamento de flacidez da pele porque estimula o metabolismo do fibroblasto, célula responsável em produzir colágeno e também atenua o espessamento do colágeno mais velho presente na pele.

Luz laser vermelho: utilizada no tratamento da acne por ser altamente cicatrizante, melhora o aporte sanguíneo para o local da lesão controlando o processo inflamatório e as fases da cicatrização, atua no metabolismo do colágeno auxiliando no tratamento de linhas e marcas de expressão da pele, evita queloides nos tratamentos pós cirurgia plástica.

Luz laser infra-vermelha: utilizada no tratamento de revitalização da pele por estímulo de colágeno, fortalece o sistema imunológico no local do tratamento, auxilia na penetração de cosméticos devido aumentar a permeabilidade  da membrana celular.

Os tratamentos com laser e led podem ser associados com outros recursos como o peeling de cristal, radiofrequência, massoterapia, eletrolifting e cosméticos com princípios ativos hidratantes e nutritivos. Durante a sessão também podemos associar os quatro tipos de luz dependendo da necessidade da pele.

Existem outros tipos de laser utilizados por médicos que agem de forma mais profunda na pele, causando fotodestruição do tecido e depois uma regeneração melhorando a flacidez, linhas de expressão e manchas mais profundas.

Para que essa luz seja absorvida no nosso organismo é necessário a presença de receptores biológicos denominados cromóforos presentes nos tecidos e células. Exemplos de cromóforos: melanina, hemoglobina, ribossomos, citocromos, porfirinas, rodopsinas, etc..

O número de sessões varia de acordo com a complexidade da patologia da pele e por isso como qualquer tratamento deve ser realizado uma avaliação prévia juntamente com o terapeuta.

Os tratamentos com luz de led ou laser serão contra indicados no caso de gravidez, tumores malignos no local da aplicação da luz, sobre a glândula tireóide, glaucoma, dermatoses por fotossensibilidade e pacientes submetidos a tratamentos com ácido retinóico ( derivados da vitamina A), como por exemplo roacutan, retin A, retinol A, vitanol A, tretinoína, isotretinoína e antibióticos a base de tetraciclina.

Estamos a disposição para avaliações previas e dúvidas sobre os tratamentos.

Carlos e Cleusa Cabeleireiros

Fone 18 36233996

Profissional: Tamyra Gaglia fisioterapeuta dermato-funcional.

2 pessoas amaram o post!

Você também poderá gostar…

Postado dia por Priscila Prado em Dicas 5 comentários

5 Responses to Terapia através da luz

  1. Lara

    Que legal!!
    Pena que nao tenho condiçoes para fazer!

     
  2. Luciana Cavalcanti

    Olá. Gostaria de saber se existe laser para doença vitiligo?
    desde já obrigada!

     
    • Priscila Prado

      Luciana tenho que perguntar para a Tayrine!!
      depois te falo… bjo

       
  3. MARILU

    gostaria de saber o que causa o led com o acido retinoico
    Muito obrigado

     
    • Priscila Prado

      Pode causar manchas na pele!
      bjos

       

Add a Comment

Copyright © Cherry Lady - Layout & Assessoria por Unite | Raquel Trevisi