27/02
2014

SUBINDO PELAS PAREDES – JARDIM VERTICAL
por Caroline Zanovelo

Oi gente, como estão?! Espero que estejam bem!

No post de hoje vou mostrar a diferença, pra melhor, que um “verdinho” a mais não faz em qualquer ambiente! Especialmente se estes verdes que encontramos nas flores, folhagens, forem pensadas, elaboradas por um bom profissional. Pode ser paisagista, arquiteto, botânico, enfim, que tenha um embasamento técnico para conseguir atingir o objetivo esperado! Quero falar dos JARDINS VERTICAIS, são lindos, enobrecem o ambiente, além de dar uma cara de jovem, um frescor!

Caixa Forum – Madrid – Espanha- Centro cultural e social da capital – Projeto dos arquitetos (MUSOS QUE AMO), os suíços, HERZOG & de MEURON.

Condomínio One Central Park – Sydney – Austrália – Projeto arquitetônico do gênio Jean Nouvel e concepção paisagística do botânico francês Patrick Blanc. O prédio terá cobertura verde distribuída em 166 metros da fachada de um edifício e 64,5 metros da fachada do outro.
“A flora australiana está representada por 190 espécies de plantas nativas, complementadas com 160 tipos vegetais exóticos, no jardim que só mesmo poderia nascer da imaginação do precursor deste conceito no mundo, há 30 anos no ramo.”

L’Oasis D’Aboukir – Esquina da rua d’Aboukir com a rua des Petits Carreaux. Projeto paisagístico também de Patrick Blanc. Nesta montagem tem a fase de instalação da estrutura, o croqui com as espécies que serão plantadas, a foto da vegetação crescendo uma semana depois do plantio, e uma foto noturna de agosto de 2013, estou citando isso porque a vegetação foi “instalada” em abril do mesmo ano!

Impressionante o impacto ambiental gerado. Foto da fachada “lisa” e foto da fachada com o jardim vertical, ou, Le Mur Végétal, em francês.

Jardim do Museu Rodin – França – Desfile da coleção Primavera/Verão 2014 da Maison Christian Dior. A idéia foi perfeita, várias espécies de plantas caindo, várias cores, todas elas “amarradas” na estrutura metálica aparente. Eu amo acompanhar estes desfiles porque a cenografia é sempre muito surpreendente.

Mais participações da flora! Tudo fica muito mais gostoso, humanizado, acolhedor!

Nas duas fotos horizontais foram usados vasos de barro e colocados dentro de uma grelha aramada. Na imagem maior as folhagens foram colocadas num tipo de sacola de feltro e distribuída no painel de madeira que está suspenso.

Algumas fotos com as plantas em feltros e vasos. Encaixados ou em painéis metálicos, ou nos feltros ou também dentro de nichos de madeira que claro, foram certamente colocados em vasos.

Jeitinho super cool de fazer seu jardim vertical, sua parede feita de planta! Painel e vasinhos cromados, uma opção mais clean! Divisórias de plástico, com “bolsinha” pra colocar os vasinhos. E o que achei bem interessante foi este bar de acrílico adaptado ao espaço, preservando a poda topiária do arbusto e criando um elemento bacanérrimo para os dias de festa em casa! No caso, nesta casa, né! Rs

E pra fechar com chave de ouro, esta imagem excêntrica! “Tô sentada na minha poltrona de veludo verde musgo, nua, regando e observando meu lindo jardim.” Hahaha….ah vida….esta imagem eu achei e não resisti, tive que colocar aqui!

É isso aí gente, pra dar uma refrescada no nosso humor, e também em nossa pele, nada melhor do que estas imagens cheias de vida e tão lindas! E aí, gostaram meninas!? Espero que sim! Bom carnaval e semana que vem tem mais! Bjusss

Caroline Stabenow Zanovelo – Arquiteta e Urbanista
Contato: zanoveloarquitetura@yahoo.com.br

20 pessoas amaram o post!

Você também poderá gostar…

Postado dia por Caroline Zanovelo em Coluna da Carol Zanovelo, Decoração, Dicas deixe um comentário

Add a Comment

Copyright © Cherry Lady - Layout & Assessoria por Unite | Raquel Trevisi