22/04
2013

SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO – 2013
por Caroline Zanovelo


  

Oi meninas e meninos, nossa, nestes últimos dias (e vem mais por aí) tem acontecido vários eventos, mostras, desfiles, etc….no meu caso, como falo do mundo da arquitetura e tudo o que se relaciona à ela, o design, a iluminação, a ergonomia de tudo que está envolvido, desing de interiores (que muita gente não sabe o que é…falemos disso mais para frente…faço questão!!!), então, neste mês de abril, do dia 09 ao dia 14, foram expostos por muitos designers, arquitetos, as suas criações no SALÃO DE MÓVEL DE MILÃO, considerado o maior evento do design mundial.
O projeto arquitetônico do pólo da Feira de Milão é assinado pelo italiano Massimiliano Fuksas, escolhido em concurso internacional realizado em 2000, onde criou espaços flexíveis e funcionais, harmonizando uma arquitetura de vanguarda com alta tecnologia construtiva. Esta é sem dúvida uma das maiores e mais importantes obras de engenharia da Europa nos últimos anos, esta nova “casa” projetada para a Feira de Milão se destaca por sua estrutura colossal, coberturas emblemáticas (que parecem com as formas de um vulcão e um véu) e concentração de tecnologias super avançadas.

“Para o novo Pólo Feira de Milão, Fuksas criou dois símbolos: uma estrutura de aço e vidro, com 37 metros de altura (chamada de Vulcão Fuksas, pelos operários, mas batizada de Logo, porque seu desenho foi incorporado ao logotipo da feira), e uma longa cobertura ondulada, de 1,3 mil metros de extensão (a Vela ou Véu, como prefere Fuksas).” Trecho da explicação do projeto pela revista AU.

No período da Feira, a cidade atraiu arquitetos e designers de todo planeta em torno dos lançamentos das maiores fabricantes e grifes de design de móveis, luminárias, peças de banheiro e cozinha.

Banco Serac por Zaha Hadid para Lab23.

Camas Campana por Fernando e Humberto Campana para Edra.

Cadeiras Aunts and Uncles (Tias e Tios – esta seria a tradução da poltrona..rs) por Philippe Starck para Kartell.

Poltrona Gardenias e mais peças pelo designer espanhol Jaime Hayón para BD Barcelona Design.

Aparador No Bad Colours por Ron Arad.

Vasos de vidro Patchwork (a inspiração veio de colchas de retalhos) pelo designer japonês Nendo.

Chá com Georg” é baseado em itens usados em uma tradicional cerimônia japonesa do chá, mas com peças adicionadas pelos designers holandeses incorporando “amor ao café”. Este conjunto para chá e bolo foi desenhado pelo estúdio holandês Scholten & Baijings para talheres dinamarquês e empresa de joias Georg Jensen e lançado no Spazio Rossana Orlandi.

Stewie por Luca Nichetto para Foscarini.  Luca Nichetto apresentou uma lâmpada com a altura, o tamanho e a luminosidade de uma TV.

Jar RGB por Arik Levy para Lasvit. Esta luminária tipo pendente ficou muito linda, toda feita de garrafas coloridas!

O arquiteto francês Jean Nouvel expôs sua visão para os ambientes de escritório do futuro.

LumináriasAria e Avia” pela arquiteta Zaha Hadid para Slamp e imagens de mais luminárias, só que elaborado pelo designer britânico Tom Dixon, são nomeadas de “Rough & Smooth”.

LumináriasRunaway”  por Nika Zupanc.

“Who is Who” Loja pelo arquiteto italiano Fabio Novembre.

3+ Coleção do designer polonês Oskar Zieta. Ele irá lançar até o mês que vem estes móveis modulares feitos com chapas de aço perfuradas.

A Casa Ideal” pelo arquiteto Rem Koolhaas do escritório OMA.  Ele desenvolveu uma gama de mobiliário angular para Knoll e é usado para fornecer o desfile para Colecção Outono-Inverno 2013 da Prada. Concebido em torno de uma passarela de perímetro, o conjunto foi planejado pelo AMO, uma extensão do escritório de Koolhaas, e decorados com peças a partir de uma nova coleção que OMA está lançando este ano com mobiliário da  marca americana Knoll.

Ufaa…rsrs..é muito design para ver, não é mesmo?!

Espero que tenham gostado desta seleção que fiz!

Até a próxima

Bjus

zanoveloarquitetura@yahoo.com.br

Instagram: @krolnow e @stabenowcarol

12 pessoas amaram o post!

Você também poderá gostar…

Postado dia por Caroline Zanovelo em Coluna da Carol Zanovelo 1 comentários

One Response to SALÃO DO MÓVEL DE MILÃO – 2013

  1. Fabiana Fernandes

    Que cobertura bacana sobre o salão do móvel.
    bjs

     

Add a Comment


  
Copyright © Cherry Lady - Layout & Assessoria por Unite | Raquel Trevisi