01/07
2013

Alimentação – Cuidados que devemos ter antes e após os exercícios
por Elaine Vaz

As quantidades e a qualidade dos alimentos consumidos antes do exercício determinam a disponibilidade de energia que o corpo terá para gastar durante o exercício. O carboidrato contido em frutas, pães, biscoitos e cereais podem ser boas opções antes do exercício, sempre associado à ingestão de água que deve ocorrer também durante o exercício. A quantidade de alimentos varia de acordo com as necessidades individuais, a intensidade, a duração e o objetivo do exercício que pode ser ganhar massa muscular, perder gordura, ou manter o peso e melhorar a composição corporal.

Após o exercício ingerir líquidos e alimentos que contem carboidratos e proteínas repõem a energia gasta pelo músculo mais rapidamente, favorecendo o ganho de massa muscular e diminuindo o estresse provocado pelo excesso de exercício. Para quem não tem muito tempo ou disponibilidade para se preocupar com a alimentação um lanche com leite, frutas e sanduíche de pão com peito de peru ou ovo mexido e queijo magro pode ser uma boa opção.

Lembre-se:

1-    Não faça exercícios em jejum, coma frutas ou pequenos lanches.

2-     Hidrate-se bem durante o exercício, até 1 hora beba água  em pequenas porções a cada 15 ou 20 minutos. A partir de 1 hora pode ser necessário a reposição de líquidos com bebidas esportivas.

3-    Após o exercício beba água e faça um lanche com sucos, leite, e sanduíches com pão, carne magra e queijos.

4-    Evite alimentos ricos em gorduras antes e após o exercício.

5-    Manter uma alimentação adequada durante todo o dia é importante para atingir os objetivos do exercício.

6-    O uso de suplementos pode ser indicado após avaliação do consumo de alimentos e as necessidades, que são específicas para cada indivíduo e realizado pelo nutricionista.

Dra. Elaine Vaz

Consultório: Avenida dos Estados, 454 – Araçatuba Telefone: (18) 3301-3055.

7 pessoas amaram o post!

Você também poderá gostar…

Postado dia por Elaine Vaz em Coluna da Elaine Vaz, Dicas deixe um comentário

Add a Comment

Copyright © Cherry Lady - Layout & Assessoria por Unite | Raquel Trevisi